Aviso aos navegantes

Atualizado: Fev 24

Nos últimos dias o aumento de postagens oferecendo e buscando viagens à Cuba foi muito grande. Tanto que nos acendeu um alerta sobre o tema e resolvemos, como moderadores e responsáveis pelo grupo, fazer essa postagem para esclarecer algumas coisas a respeito desse tema e também das novas regras para postagens a respeito de viagens aqui no #EsquerdaCompraDaEsquerda.


Antes de tudo é muito importante frisar que não há data ou previsão para vacinação de turistas em Cuba. Ou seja, não adianta nada programar viagens para Cuba agora com essa intenção pois nem mesmo os cubanos foram vacinados. Sequer se sabe se a dose será dupla ou única e, sendo dupla, qual o intervalo entre as doses. Ou seja, é preciso aguardar.


Mas é verdade que há a intenção de vacinar turistas?

Sim, é! Essa seria uma forma de fomentar o turismo na ilha. Mas, novamente frisamos, não há qualquer data prevista para isso acontecer nem qualquer pronunciamento do governo cubano nesse sentido. Compartilhamos aqui o vídeo publicado pela rede de TV teleSur que gerou todos os comentários e afirmações a respeito da vacina cubana:



Se não for para vacinar, posso ir a Cuba?

Sim, pode. Cuba está aberta ao turismo. No entanto, nesse momento, é exigido ao turista realizar um teste PCR ao desembarcar em Cuba. Após o teste, o turista é encaminhado a um hotel onde será necessário ficar cinco dias em isolamento até que o resultado do exame seja liberado. Em caso negativo o turista pode seguir seu roteiro de viagem. Em caso positivo deve se manter isolado no mesmo hotel por 14 dias.


Posso me hospedar em casa particular ao chegar em Cuba?

Nesse momento não. O turista deve, obrigatoriamente, se hospedar em um dos hotéis cadastrados pelo governo para fazer o isolamento de cinco dias. Se o resultado do teste for negativo, então o turista poderá se hospedar em casas particulares ou em um hotel de sua preferência.


Dito isso, vamos às novas regras para postagens a respeito de viagens aqui no ECDE:

- Para oferecer pacotes de viagem, independente do destino, a Agência de Viagens ou Guia de Turismo deverá informar seu registro no Cadastur (na agencia competente). Sem ele a postagem não será aceita;

- Serão aceitas as postagens em casos de grupos de viagem e hospedagem (hotéis, pousadas e casas de temporada), que especifiquem as medidas de segurança e higiene que serão tomadas nesse momento de pandemia;


- Não serão permitidas postagens oferecendo pacotes que mencionarem a vacinação cubana pois, conforme falamos, não há qualquer informação a esse respeito no momento;


Sobre uma postagem que oferecia um pacote de viagem a Cuba e foi deletada, isso ocorreu pois verificamos que não se tratava de uma pessoa apta a prestar esse tipo de serviço. Outras postagens sobre Cuba/turismo, permanecem no grupo, inclusive a publicação de uma de nossas moderadoras.



Portanto, fica nosso alerta: pesquisem antes de fechar um pacote de viagem. Confiram o CNPJ da empresa. Exijam um Contrato de Prestação de Serviços com todos os serviços e valores discriminados. Uma Agência de Viagens séria jamais vai se negar a dar essas informações à você. O mesmo vale para serviços e produtos, pesquise antes para saber de quem você está comprando. O ECDE não se responsabiliza por produtos e serviços aqui oferecidos, todo o processo de venda/compra/contratação de serviço, cobrança e pagamento é feito entre as partes envolvidas e portanto é de total responsabilidade dos mesmos.

407 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo