Sobre a "polarização" no Brasil

Atualizado: Jan 3


Desde que o PT ganhou as eleições de 2002 e o Lula foi eleito presidente começamos a escutar essa lenga lenga de que a " esquerda dividiu o país " .

O fato é que o Brasil sempre foi um país dividido por ser um dos países mais desiguais do mundo , e um dos mais racistas.

E com a chegada do PT ao governo federal e com todas as políticas sociais implementadas nos anos de governos petistas essa triste realidade começou a mudar , e os " donos do poder " no Brasil se sentiram ameaçados .

Primeiro tentaram derrubar o governo com o chamado " mensalão " , que foi o protótipo da Lava Jato.

Como não conseguiram, tentaram através da mídia empresarial e dos meios de comunicação de massa destruir a imagem e a reputação do Lula e do PT .

Daí surgiu a campanha de ódio que contaminou a psique coletiva brasileira e criou essa divisão na sociedade.

Quem não se lembra das centenas de capas infames da revista Veja contra o Lula , a Dilma e o PT ?

Ou das centenas de horas do Jornal Nacional falando mal do Lula , sem direito de resposta ?

Fora a Folha de São Paulo, o Estadão, e várias outras mídias nas redes sociais.

Um massacre diário, durante anos e anos.

Então, agora esses mesmos que criaram o caos e soltaram os monstros vêm acusar o PT e a esquerda , e até o #EsquerdaCompraDaEaquerda ! , de polarizar o país, de querer criar uma " guerra civil " . É muita cara de pau !

Na psicologia existe um mecanismo de defesa bastante conhecido chamado de " projeção " : Acusar o outro de fazer ou querer fazer aquilo que você faz ou tem o desejo de fazer .

Ou seja , a direita cria a polarização, o ódio, e depois acusa a esquerda de dividir o país !

Muito " esperto" . Só que não.

Segundo o teólogo Leonardo Boff, o que divide é o " diabolos " e o que une é o " simbolo" .

E segundo ele ninguém encarna melhor o " diabolos" no Brasil atual do que o Bolsonaro , que o tempo todo divide o país entre " nós e eles " , "eles" sendo todos os que se opõem a ele e ao seu desgoverno.

E, obviamente, nesse clima "diabólico " tinha que sobrar para o #EsquerdaCompraDaEsquerda !


Acontece que no próprio capitalismo existem "nichos de mercado " ou " segmentação do mercado ". Por que não chamam isso de polarização ou sectarismo ? Polarização é um rótulo aplicado a qualquer pessoa ou grupo que se posicione contra as classes dominantes e contra o golpe no Brasil . Alguém crítica os aliados por terem "polarizado" contra os nazistas ? O Churchill por ter " polarizado" contra o Hitler? Pura hipocrisia. Ou covardia de quem já tem um lado mas tem vergonha de se assumir, ou de assumir que ajudou por ação ou omissão a colocar no poder o verdadeiro "diabolos" que preside a nação.

A realidade é múltipla e diversa, e assim é o #EsquerdaCompraDaEsquerda.


João Cláudio Fontes

Belo Horizonte , 01 de janeiro de 2021 .



120 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo